sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Como ler notícias: aforismos sobre a irreflexão cotidiana



1

Antes de compartilhar algo, certifique-se em que se baseia a informação. É sobre o que aconteceu com alguém (e.g., racismo)? Então, caso não tenha o depoimento da própria pessoa e também o do acusado, pode-se confiar no que está sendo dito? É preciso de muito mais que bom senso para responder a essa pergunta?


2

O título da notícia é apenas uma luz piscando para chamar sua atenção, seu objetivo não é a informação (não primordialmente). Por isso não compartilhe uma notícia baseado apenas no título. A menos que você queira impressionar alguém -- isso ainda impressiona alguém? --, mostrando o quanto você é "antenado" e "participativo".

3

Dica mais ridícula do mundo: dê um Google! Compare informações! Separe o que é justificativa plausível do que não é! Veja se as conclusões da notícia são apoiadas por razões adequadas! Você, com a ferramenta que tem em mãos, vai se comportar como um ignorante e simplesmente passar à frente aquilo que recebeu passivamente?

4

Se você cometeu a estupidez de repassar algo falso, seja honesto com você mesmo: peça desculpas. Retifique-se publicamente (se é que o seu Facebook é tão público quanto você pensa e não apenas uma bolha ideológica que congrega pessoas que pensam exatamente como você). Isso será pedagógico para você e para aqueles que deram "like" e compartilharam o que você disse. Seja coerente com aquela voz interior que costumamos chamar de consciência, se é que você quer cultivá-la.

5

Quer melhorar a "mídia" brasileira? Comece por melhorar o modo como você a absorve. Você a condena ou a aprova, baseado em quando ela concorda ou não com aquilo que você já de antemão acredita? Então, amigo e amiga de Facebook, você é tão ideológico quanto a mídia que você tanto diz que é ideologizada.

2 comentários:

Unknown disse...

Primeiro: como é difícil encontrar alguém inteligente pra conversar!
Segundo: qual o objetivo da difusão da notícia?
Terceiro: qual o objetivo da empresa que veicula aquela notícia?
Quarto: o quão me parece relevante a notícia?
Refletindo um pouco posso ter uma ideia do que se fala e o porquê determinadas coisas são tão populares... E, lamentavelmente tenho ideias do porque pessoas jogam seus dias fora com esse mar de bobagens que veicula-se diariamente.

Vitor Lima disse...

Obrigado por comentar, Mariana (ainda que eu só tenha visto seu comentário três meses depois).