segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Regras para ser um professor: aforismos sobre a docência de ensino inferior




REGRA PARA SER UM PROFESSOR CRÍTICO

Tenha opinião sobre um filósofo clássico. Chame-o de totalitário, maluco, ideológico. Seus alunos, desinformados, irão agradecer-lhe por tornar mais palatável um autor que, caso você não houvesse etiquetado, eles jamais entenderiam.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR POLITIZADO

Justifique porque você vota na esquerda (você não votaria na direita, votaria?). Utilize 3/4 do seu tempo de aula para isso. Seus alunos, despolitizados, irão adorar.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR SAPIENTE

Nunca siga uma linha de raciocínio. Faça digressões ao infinito. O texto não é preciso. Notas de rodapé são precisas.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR CUIDADOSO

Fez uma piada? Peça licença antes. Disse um comentário irônico? Explique. Seus alunos jamais serão capazes de acompanhar o seu humor.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR ERUDITO

Não leia o filósofo cuja especialidade você declara no seu Lattes. Literatura secundária é o que há. E mais: revise o conteúdo que você ministrou na aula passada. E na aula retrasada. A nas anteriores também. Seus alunos, desinformados, jamais entenderiam um autor grego clássico mesmo


REGRA PARA SER UM PROFESSOR DIDÁTICO

Use metáforas. Explique-as. Faça piadas de bom gosto. Explique-as. Use esquemas. Explique-os. Se algum aluno perguntar algo a você, repita todo o processo novamente até o aluno, desinformado, ser vencido pelo cansaço.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR MODERNO

Diga, ma primeira aula, que a relação de aprendizado professor/aluno, tal como está posta, esta falida. Em seguida, pegue seu giz e escreva o conteúdo no quadro para que seus alunos copiem.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR RIGOROSO

Cite Paulo Freire e a ideia da educação como depósito bancário. Jure que você não irá reproduzir essa prática. Após isso, faça uma lista do que irá cair na prova e exija frequência militar em suas aulas. Afinal, não há outro método para que seus alunos, desinformados, aprendam algo.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR QUE SE PREOCUPA COM O ALUNO

Nunca converse com seu aluno, que é desinformado. Cite fontes - mas nunca primárias; ele, o desinformado, jamais compreenderia -, as mais mastigadas possíveis, para que ele leia e nunca precise conversar com você sobre o tema proposto em sala de aula. Poupe seu aluno do esforço.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR QUE PROBLEMATIZA

Ponha um problema - daqueles que você nunca conseguiu resolver durante toda a sua vida acadêmica. Mas é só para mostrar o quanto você se debruça sobre questões sérias. Passe rapidamente sobre ele. Seus alunos, desinformados, jamais seriam capazes de ajudá-lo a pensar. O pensamento é algo que só vem com o tempo e com alguns cargos no Departamento.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR TOLERANTE

Promova um debate em sala de aula. O assunto pode ser iniciado com a exposição das razões do porquê seu candidato à presidência é melhor que o da direita. Ouça seus alunos, que são desinformados. Espere que eles terminem de falar e diga a cada um: "Eu respeito a sua opinião". E assim você terá contribuído para a formação de alunos mais críticos e conscientes.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR AUTO-CRÍTICO

Reclame em conversas informais com os seus pares e com aqueles alunos que frequentam a sua sala - porque esses, sim, são informados - o quanto as turmas a que você tem ministrado aulas nos últimos semestres são faltosas e dispersas. Ponha a culpa na falta de atenção causada pela tecnologia do mundo moderno. Se isso não funcionar, ponha a culpa no capitalismo e nas relações de consumo


REGRA PARA SER UM PROFESSOR DEMOCRÁTICO

Diga para seus alunos: "Eu não os encaro como robôs, portanto darei atenção a cada um de vocês, como portadores de subjetividades únicas que vocês são". A partir dai, nivele por baixo a faça exposições através de esquemas. Quanto mais parecidos com aulas de História do Ensino Médio de escola pública melhor. Forneça datas - datas são importantes. Todo aquele que não se enquadrar nesse esquema é porque é desinformado. Você só não irá reprová-lo porque você não acredita em reprovação.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR INFORMADO

Escreva no quadro - de giz branco, preferencialmente - cada detalhe biográfico do autor sobre o qual a aula se desenvolverá. Tal qual está no Wikipédia. Perca 3/4 da aula nisso. Seus alunos, desinformados, jamais terão acesso a esse conhecimento, caso você não os informe.


REGRA PARA SER UM PROFESSOR PRECAVIDO

Caso algum aluno faça uma pergunta que foge à bibliografia de autor único que você indicou, corrija o desinformado fazendo-o voltar para a segurança da fonte secundária que você recomendou. Se você descuidar, o aluno, desinformado, causará problemas, e logo todos os outros estarão fazendo perguntas. Tome cuidado!

Um comentário:

Augusto Lima disse...

O Precavido. Essa é de rir.